top of page
  • Foto do escritorDra. Mariana Queiroga

Tempo Máximo de uso de Telas

O tempo de uso da tecnologia digital, também denominado tempo de tela (do inglês screen time), deve ser limitado e proporcional às idades e às etapas do desenvolvimento das crianças e adolescentes.


Para as crianças menores de 2 anos: é necessário que seja evitado ou até proibida a exposição passiva às telas digitais. Aqui estão inclusos filmes e vídeos, principalmente, durante a hora das refeições ou nas que antecedem o sono.


Vale ressaltar que as crianças entre dois e cinco anos também devem ter o tempo de exposição limitado: no máximo uma hora por dia!


O uso imoderado, precoce e não supervisionado de dispositivos eletrônicos têm causado prejuízos de ordem cognitiva, psíquica e física nos jovens. Os principais problemas observados são: deficiências visuais, auditivas e posturais, distúrbios do sono, alterações do humor, isolamento, estímulo à sexualização precoce e cyberbullying, agressividade, depressão, baixo rendimento escolar e transtornos ligados ao sedentarismo como obesidade, dentre outros. Todos com efeitos danosos à saúde individual e coletiva, com graves reflexos para o ambiente familiar e escolar.


Mas Como e Quando usar?


Já sabemos que é necessário limitar o uso de tecnologia digital; então vamos entender como controlar o tempo de tela por faixa etária e a importância de monitorar o conteúdo acessado.


2 horas por dia é o tempo máximo de uso de tela recomendado para crianças acima de 6 anos e adolescentes!

Exceção: Em caso de trabalhos acadêmicos, estabelecendo intervalos de descanso e atividade física.

É necessário restringir o tempo de jogos online, aplicativos e redes sociais. Quando forem escolher jogos e filmes, é importante que sejam pedagogicamente adequados para a idade, porque, dessa forma, estaremos usando as telas a favor do neurodesenvolvimento.


Também é muito importante a proteção de crianças com menos de 6 anos, pois elas não conseguem separar fantasia da realidade!


Jogos com cenas de tiroteios, mortes ou desastres e que ganham pontos de recompensa não são apropriados em qualquer idade porque banalizam a violência como sendo aceita para a resolução de conflitos.


Como deve ser um “dia ideal” para o desenvolvimento físico e cerebral de uma criança entre 5 e 13 anos?? Deve ter de 9 a 11 horas de sono ininterrupto e ao menos 1 hora de exercícios moderados.


Dra. Mariana Queiroga - Endocrinologista Pediátrica

Rua Luís Domingues, 1521 - Centro - Imperatriz | MA

mrqueirogaendoped@gmail.com


9 visualizações0 comentário
bottom of page