Pediatra: como a consulta em família ajuda seu filho.

Afinal, qual a função do Pediatra?

Pediatras Especialistas pela Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP) são médicos com formação específica em Pediatria, com reconhecimento através de prova de título. O Pediatra Geral é o responsável pela promoção da saúde, bom desenvolvimento na infância e adolescência, orientando os pais em cada etapa do crescimento dos seus filhos.

 

Por esse motivo, o Pediatra não deve ser procurado apenas quando a criança está doente! O ideal é que o Pediatra seja o profissional de confiança dos pais, antes mesmo do nascimento do bebê. O bom relacionamento Pediatra-família-criança, com acompanhamento periódico garante cuidados com a saúde em fases de grandes transformações.

2385888.jpg

São muitas as variantes que precisam do olhar técnico atencioso do Pediatra. Quanto mais próximos a família e o médico forem, maiores as chances de atingirmos o objetivo: crianças com desenvolvimento adequado, tornam-se adultos saudáveis. E, ainda que surjam problemas de saúde pelo caminho, serão detectados de início, aumentando o sucesso dos tratamentos.

_UD_0015.JPG

Dica: como escolher um pediatra?

 

Algumas famílias tem sua "pediatra oficial", que cuida da saúde de gerações. Esse é um laço único e deve ser valorizado. Mas quando não é possível continuar esse laço, ou quando não existe essa médica da família, como escolher uma boa Pediatra?

Na hora de escolher a Pediatra para cuidar do seu filho, vale tudo. Peça indicação a amigos e familiares. Verifique a formação da Especialista no Conselho de Medicina e Associação Médica Brasileira. Observe comentários nas Redes Sociais. Faça todas as perguntas possíveis durante a primeira consulta e veja a disponibilidade em atender Urgências.

Pediatra no Consultório ou Pronto Atendimento?

 

Um pediatra de consultório, fazendo acompanhamento rotineiro e constante terá mais segurança em indicar tratamentos. O relacionamento criado e mantido durante as consultas faz com que o Especialista entenda as peculiaridades da criança. 

O Pediatra da emergência irá verificar os sintomas e direcionar tratamentos com base naquele momento. Mas o histórico de doenças dos pequenos, conhecido pelo Pediatra do consultório e, nem sempre lembrado pelos pais, faz diferença até na escolha da medicação.

 

O compartilhamento de informações entre Pais, filhos e Médico ao longo do acompanhamento sempre terá melhores resultados. E quanto mais o Pediatra conhece seu filho, mais tempo aproveita fazendo novas orientações. Assim, mantém-se Pais tranquilos, crianças saudáveis e o Médico com o sentimento de um trabalho bem feito! Valorize o acompanhamento anual do seu filho!

O que acontece na consulta de Endocrinologia Pediátrica?

Durante a consulta, a Endocrinologista Pediátrica fará várias perguntas. Inicialmente, dados que todo Pediatra necessita para realizar diagnósticos e intervenções: a respeito da gravidez e nascimento; marcos do desenvolvimento neurológico; rotina de alimentação, sono e atividades físicas; histórico dos pais, irmãos e familiares com doenças crônicas. Todas essas informações são importantes e, com certeza, haverá considerações sobre cada uma delas.

 

Na consulta também será feito exame físico completo e detalhado, além de avaliar peso, altura e desenvolvimento de características sexuais. Aí então, será possível posicionar a respeito do crescimento, puberdade e motivo que trouxe a criança à consulta. Por fim, serão indicados exames e/ou tratamentos necessários em cada caso. 

 

É importante que os pais sejam sinceros quanto às suas preocupações. Essa é a hora de tirar dúvidas, inclusive sobre palpites que recebem por aí, sobre comparações que os pais e crianças fazem com os coleguinhas da mesma idade. Lembre-se que os indicadores de bom desenvolvimento estão relacionados tanto aos padrões esperados para cada idade, quanto ao histórico familiar! Por isso, as orientações sempre serão feitas para toda a família e não apenas para a criança!

Deixe seu comentário

Obrigado pelo envio!

Ou Agende sua consulta