top of page
  • Foto do escritorDra. Mariana Queiroga

Triagem Neonatal - Teste do Pezinho

Reforçando a recomendação para realização do teste entre o 3º e 5º dia de vida do bebê.

Popularmente conhecido como teste do pezinho, o Programa Nacional de Triagem Neonatal é um rastreamento que tem como objetivo identificar doenças no recém-nascido, em tempo oportuno, para intervenção adequada, garantindo tratamento e acompanhamento contínuo às crianças com diagnóstico positivo.

No SUS, o teste do pezinho possibilita o diagnóstico precoce de hiperplasia adrenal congênita, hipotireoidismo congênito, fenilcetonúria, doença falciforme e outras hemoglobinopatias, fibrose cística e deficiência de biotinidase.

Atenção!

O importante não é somente coletar o sangue, mas também cobrar a liberação rápida dos resultados.

Exijam o resultado do teste por escrito!

Teste positivo: o que fazer?

Uma vez que o resultado tenha dado positivo para uma das doenças que fazem parte do teste do pezinho, é preciso tirar a prova com um novo teste comprobatório.

Mesmo que seja difícil e assuste os pais, o resultado positivo nem sempre quer dizer que a criança desenvolverá a doença em questão.

Nesses casos, o teste deve ser repetido rapidamente com o acompanhamento do pediatra, que deve ficar atento às manifestações clínicas da doença.


No caso de resultados positivos para Hiperplasia Congênita de Adrenal e Hipotireoidismo Congênito, o mais adequado é procurar Endocrinologista Pediátrico, de imediato. E assim seguir uma investigação criteriosa e acompanhamento, se necessário.

Dra. Mariana Queiroga - Endocrinologista Pediátrica

Rua Luís Domingues, 1521 - Centro - Imperatriz | MA

mrqueirogaendoped@gmail.com

9 visualizações0 comentário
bottom of page