• Dra. Mariana Queiroga

Atividade física com segurança na quarentena

Atualmente, tem-se dado atenção especial à relação da prática de atividades físicas e sistema imunológico.

Em geral, a atividade física tem efeitos positivos com importante ação anti inflamatória.

Atividades físicas de intensidade moderada aumentam as defesas do organismo, enquanto exercícios muito intensos podem causar imunossupressão.

As infecções do trato respiratório superior podem diminuir em até 50% para indivíduos que realizam atividades físicas regulares.

A pandemia da COVID-19 criou uma situação de isolamento social extremo gerando assim o chamado estresse tóxico, em que famílias foram obrigadas a adotar novos modelos de convivência, tais como: trabalhar em casa, estudar diariamente com os filhos, através de plataformas digitais de ensino... e o espaço doméstico, muitas vezes limitado, teve que ser adaptado para atividades mínimas, tornando-se um fator obesogênico.

⠀Vamos melhorar⁉️

Crianças podem praticar atividades físicas em casa de forma lúdica brincando de bambolê, amarelinha, pular corda e cabo de guerra. As ideias também incluem jogos tradicionais em ambientes fechados (esconder e procurar), jogar vôlei de balão ou aprender a fazer malabarismos.

Atenção, papais e mamães:

⠀✔️ Já podemos voltar às atividades ao ar livre em praças e parques, priorizando contato com a natureza.

⠀✔️ Deixem um tempo nos fins de semana para estimular uma vida saudável.

⠀✔️ Tenham sempre álcool em gel disponível, principalmente nos parques infantis (balanço, escorrega, etc).

⠀✔️ Estimulem uso de máscaras de pano nas atividades ao ar livre, levando em consideração a idade da criança e seu nível de compreensão.

#marianaqueiroga #dramarianaqueiroga #imperatriz #imperatrizma #maranhao #ma #maraba #parauapebas #quarentena #endocrinopediatra

Dra. Mariana Queiroga - Endocrinologista Pediátrica

Rua Luís Domingues, 1521 - Centro - Imperatriz | MA

mrqueirogaendoped@gmail.com

2 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo